EEL7030 – Microprocessadores


Semestre 2021/2
Curso: Engenharia Eletrônica
Número de créditos: 4
Professor: Eduardo Augusto Bezerra
Pré-requisito: EEL5105 – Circuitos e Técnicas Digitais


Horário das aulas

  • Turma 4202A (Lab.) Seg 13:30-15:10
  • Turmas 4235AB (Teoria) Seg 15:10-16:50

Ementa

Arquiteturas de microprocessadores e microcontroladores; programação de microcontroladores: tipo e formatos de instruções, modos de endereçamento; linguagem Assembly; memória; pilha; portas de entrada/saída; periféricos; interrupção; acesso direto à memória; barramentos; ferramentas para desenvolvimento e depuração de projetos; linguagem de programação C


Objetivos

Abordar conceitos teóricos e ferramentas de programação que habilitem o profissional a analisar e desenvolver sistemas microcontrolados

Objetivos Específicos:

  • Na teoria: explorar a arquitetura e a programação de microprocessadores e microcontroladores, com ênfase em conceitos que independem da inovação tecnológica;
  • No laboratório: realizar atividades para a utilização e fixação dos conhecimentos teóricos, compreendendo o emprego de aplicativos para programar microcontroladores, bem como, depurar e simular a execução do código.

Metodologia

Serão disponibilizadas aulas com o conteúdo da teoria em vídeo, podendo estas serem acessadas a partir do Moodle. Os alunos deverão ler a apostila com o conteúdo teórico e assistir às aulas de vídeo.

Serão então realizadas reuniões no horário de aula semanal com todos os alunos para esclarecer dúvidas. Esta abordagem evita que ocasionais problemas de acesso a Internet não prejudiquem o aprendizado, pois os alunos poderão enviar suas dúvidas a qualquer momento por e-mail aos professores e/ou monitor.

A partir dos roteiros das aulas de laboratório e aulas de vídeo (podendo ambos ser obtidos a partir do Moodle) explicando o uso de ferramentas de software, o aluno deverá repetir os exemplos abordados e resolver os exercícios propostos. Serão então, realizadas reuniões no horário da aula semanal de laboratório com todos os alunos da turma para esclarecer dúvidas. Esta abordagem evita que ocasionais problemas de acesso a Internet não prejudiquem o aprendizado, pois os alunos poderão enviar suas dúvidas a qualquer momento por e-mail aos professores e/ou monitor.

Ao final das aulas de laboratório, os alunos realizarão testes por meio da plataforma Moodle para que o professor e alunos possam avaliar o aprendizado.

 

Informações a detalhar:
a) Sistemas de comunicação utilizados: Link no Moodle para reuniões remotas semanais nos horários de aulas teóricas e aulas de laboratório. Apostila, slides das aulas teóricas, roteiros das aulas de laboratório e vídeos serão disponibilizados no Moodle. Haverá atendimento dos alunos por e-mail para esclarecimento de dúvidas.
b) Previsão de período de ambientação dos recursos tecnológicos a serem utilizados pelos discentes no início da disciplina: Serão realizadas reuniões remotas com os alunos nos horários das aulas de teoria e laboratório.

 


Avaliação

MF = (MT + ML) / 2
Onde:
MF = Média final
MT = Média da Teoria = ( 0,4 * (T1 + T2) + 0, 2 * MINITESTES);
T1 = Prova teórica 1
T2 = Prova teórica 2
ML = Média do Laboratório = (L1 + L2) / 2
L1 = Prova de laboratório 1
L2 = Prova de laboratório 2
MINITESTES = Média das notas dos Minitestes realizados nas aulas de laboratório (com conteúdo da teoria e laboratório)

Condições para a aprovação: [frequência >= 75%] e [MF >= 6,0].

A média final (MF) é a média aritmética da nota das provas de laboratório (ML) com a soma ponderada das notas de provas teóricas e de Minitestes.

A MF será arredondada para o meio ponto mais próximo (meio ponto superior, nos casos das frações 0,25 e 0,75). Os alunos com MF maior ou igual a 6,0 e frequência não inferior a 75% nas aulas serão aprovados.

Método de avaliação:

As avaliações T1, T2, L1, L2 e MINITESTES serão realizadas no horário da aula através do Moodle.

Controle de frequência:

A frequência será contabilizada com o registro da participação dos alunos nas atividades síncronas relacionadas à discussão da teoria e laboratório. Em conformidade com decisão do colegiado, não há prova de recuperação nesta disciplina.

Reposição das notas:

– Se por motivos técnicos (falhas na energia, Internet ou equipamentos), o aluno ficar sem acesso à sala virtual no horário agendado para alguma avaliação (T1, T2, L1, L2 e MINITESTES), o aluno deve entrar em contato (via email ou Moodle) com o professor em no máximo 24 horas após cessar o motivo do impedimento para reagendar uma segunda tentativa.
– Nos casos previstos no regulamento da graduação (Art. 74) o aluno deverá solicitar à chefia do EEL a reposição da avaliação.

 


Legislação

Não será permitido gravar, fotografar ou copiar as aulas disponibilizadas no Moodle. O uso não autorizado de material original retirado das aulas constitui contrafação – violação de direitos autorais – conforme a Lei nº 9.610/98 –Lei de Direitos Autorais.


A inserção texto abaixo atende ao ofício circular 003/2021/PROGRAD/SEAI:


a) Espera-se dos(as) discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral  da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções
pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente, nos termos da Resolução nº 017/CUn/97, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão e a eliminação
(desligamento da UFSC).
b) Devem ser observados os direitos de imagem tanto de docentes, quanto de discentes, sendo vedado disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(a) professor(a), sem autorização específica
para a finalidade pretendida e/ou para qualquer finalidade estranha à atividade de ensino, sob pena de responder administrativa e judicialmente.
c) Todos os materiais disponibilizados no ambiente virtual de ensino-aprendizagem são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob pena de responder administrativa e judicialmente.
d) Somente poderão ser gravadas pelos discentes as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos docentes e colegas, sob pena de responder administrativa e judicialmente.
e) A gravação das aulas síncronas pelo(a) docente deve ser informada aos discentes, devendo ser respeitada a sua liberdade quanto à exposição da imagem e da voz.
f) A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o(a) discente de realizar as atividades avaliativas originalmente propostas ou alternativas, devidamente especificadas no plano de ensino.
g) Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licenças de uso e distribuição específicas, a depender de cada situação, sendo vedada a distribuição do material cuja licença não o permita, ou sem a autorização prévia dos(as)
professores(as) para o material de sua autoria.

 


Referências

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Moraes R (2020), “Introdução aos Microcontroladores: 8051”, apostila. (Disponível no Moodle)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Microcontrolador 8051:
Zelenovsky R, Mendonça A (2005), “Microcontroladores: Programação e Projeto com a Família 8051″. MZ Editora, Rio de Janeiro-RJ. (Não disponível BU UFSC Florianópolis) Disponível em: https://st3.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/2053782944?profile=original

Atmel (2007), “Atmel 8051 Microcontrollers Hardware Manual”. (Não disponível BU UFSC Florianópolis) Disponível em: http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/doc4316.pdf
Keil (2020), “Cx51 User´s Guide”, (Não disponível BU UFSC Florianópolis) Disponível em:

http://www.keil.com/support/man/docs/c51/

Microcontrolador ARM Cortex:
Martin T (2009), “The Insider’s Guide To The STM32 ARM Based Microcontrollers” (Não disponível BU UFSC Florianópolis) Disponível em: http://www.emcu.it/InsideCORTEX-1221142709.pdf

STMicroelectronics (2015),“RM0090 Reference manual” (Não disponível BU UFSC Florianópolis) Disponível em: http://www.st.com/st-web-ui/static/active/en/resource/technical/document/datasheet/DM00071990.pdf

 


Sala de aula virtual

  • As aulas síncronas serão realizadas utilizando o Google Meet.
  • O link para a sala virtual está disponível no Moodle.

Projeto de placa com 8051

  • Lab. 1 – Primeiro circuito: “Pisca LED”. [PDF] [PPT]
  • Lab. 2 – Displays de 7-segmentos. [PDF] [PPT]
  • Lab. 3 – Escrita em LCD. [PDF] [PPT]
  • Lab. 4 – Interrupção externa. [PDF] [PPT]
  • Lab. 5 – Temporizadores/contadores. [PDF] [PPT]
  • Lab. 6 – Comunicação serial. [PDF] [PPT]

Organização das aulas

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