Entrando no sistema

Nas aulas de laboratório será utilizado o sistema operacional Linux. Nos computadores do laboratório, o Linux se encontra instalado em uma máquina virtual (software VirtualBox). Os passos iniciais são os seguintes:

  1. Ligar o computador, e selecionar o usuário VirtualBox
  2. Executar o programa Oracle VM VirtualBox, a partir do ícone existente na área de trabalho (ver indicação na figura a seguir)
  3. Na máquina virtual, executar o sistema operacional SL (Scientific Linux)
  4. Será solicitado um usuário e senha. O usuário é “eel” e a senha é “ufsc” (ver figura a seguir)

Ver a Figura 1 no final dessa página.

Editando um programa em C++

Utilizar um editor de texto para entrar com o programa fonte em C++. Uma sugestão de editor de texto no Linux é o Kate. Não usar processadores de texto (Word ou OpenOffice). Para executar o Kate, seguir as indicações da Figura 2 no final dessa página.

Compilando e executando um programa em C++

Executar o terminal do Linux para realizar a compilação do programa fonte, conforme indicações da Figura 3 no final dessa página.

Digitar o programa em C++, e realizar a compilação e execução do programa. Os passos necessários para compilação e execução estão na Figura 4 no final dessa página, e são resumidos a seguir:

  1. Após digitar o programa no editor de texto (Kate), salvar no diretório de sua preferência.
  2. No terminal do Linux, entrar no diretório onde o programa foi salvo, utilizando o comando cd (change directory) do Linux.
  3. Executar o compilador (g++), passando como parâmetros o nome do executável a ser gerado (hello), e o nome do programa fonte C++ a ser compilado (hello.cpp). Comando a ser executado: g++ -o hello hello.cpp
  4. Executar o programa digitando ./hello na linha de comando do terminal.

Desligando a máquina virtual

Ao finalizar os trabalhos é necessário “desligar” a máquina virtual. Para isso, basta sair do Linux, seguindo os passos indicados nas figuras 5 e 6 no final dessa página.

Screenshots para ilustrar as etapas do tutorial

Figura 1: Login no Linux da máquina virtual.

 Figura 2: Caminho para execução do editor de texto Kate. 

 Figura 3: Caminho para execução do terminal do Linux.

Figura 4: Código fonte do programa “hello.cpp” no Kate, e sequencia de comandos para compilar e executar o programa no terminal do Linux.

 Figura 5: Saindo do Linux para desligar a máquina virtual.

Figura 6: Desligando a máquina virtual.