Programacao
de Perifericos |
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Ementa Dispositivos periféricos com e sem unidade de processamento. Software e hardware embarcados. Portas de entrada e saída. Interfaces física e lógica entre computadores pessoais e dispositivos periféricos. Sistemas operacionais e linguagens, peculiaridades relativas ao acesso de dispositivos periféricos. Device drivers. Um sistema típico: sistema computacional com periféricos de entrada e saída. Objetivos 1. Entender os problemas associados a sistemas operacionais e linguagens de programação quando utilizados para controlar dispositivos periféricos. 2. Entender os padrões de comunicação disponíveis e também o estado da arte na interface entre sistemas computacionais e dispositivos externos, ou seja, investigação das interfaces física e lógica entre sistemas computacionais e dispositivos periféricos (portas de entrada e saída). 3. Especificar, projetar, validar e implementar estudos de casos simples de dispositivos periféricos com e sem unidade de processamento (software e hardware embarcados). 4. Especificar, projetar, validar e implementar estudos de caso simples de device drivers de forma a realizar a interface entre sistemas operacionais e novos dispositivos periféricos anexados ao sistema. 5. Especificar, projetar, validar e implementar módulos em software e em hardware para dispositivos externos (periféricos) de forma a possibilitar seu controle a partir de sistemas computacionais. 6. Utilizar conceitos da Engenharia de Software (ex. UML, teste de software), nas etapas de especificação, projeto, desenvolvimento e testes dos estudos de caso da disciplina. Programa da disciplina UNIDADE 1: Um sistema típico - sistema computacional com periféricos de entrada e saída. 1.1 Visão geral de um sistema computacional completo com entrada e saída 1.1.1 Diagrama de blocos 1.1.2 Descrição dos módulos de software e hardware do sistema 1.1.3 Visão geral das tecnologias Plug and Play (PCI, PnP ISA, PCMCIA) e ISA Legacy 1.1.4 Discussão, em linhas gerais, dos problemas associados à interface entre software e hardware 1.2 Aspectos e peculiaridades de sistemas operacionais e linguagens quando utilizados no acesso a dispositivos periféricos 1.3 Discussão dos trabalhos práticos a serem realizados no decorrer da disciplina, e do formato da documentação e especificação do projeto dessas implementações. UNIDADE 2: Interface física e lógica entre computador e dispositivos periféricos 2.1 Padrões para utilização da porta paralela (SPP, EPP, ECP, PS-2) 2.2 Comunicação serial (RS-232C, RS-485, I2C, CAN, Profibus, SPI, USB) UNIDADE 3: Programação de periféricos 3.1 Dispositivos periféricos sem unidade de processamento 3.1.1 Dispositivos simples que podem ser acionados diretamente sem nenhum tipo de configuração (ex. LEDs, acionadores para interfaces de potência); 3.1.2 Dispositivos mais complexos que necessitam algum tipo de configuração (ex. display de cristal líquido, controlador de comunicação serial, sensor de temperatura). 3.2 Dispositivos periféricos com unidade de processamento 3.1.1 Software e hardware embarcados; 3.1.2 Periféricos utilizados como unidade de co-processamento; 3.1.3 Periféricos que funcionam de forma autônoma, realizando processamento remoto, e retornando resultados sob demanda e apenas quando solicitado. UNIDADE 4: Projeto e implementação de Device Drivers 4.1 Identificação das necessidades 4.2 Estudo das facilidades existentes no sistema operacional 4.3 Etapas no projeto e implementação de um device driver genérico 4.4 Processo completo, incluindo testes e validação
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