PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

CÓDIGO: 46265           CRÉDITOS: 04         CARGA HORÁRIA: 60 horas-aula

ESBOÇO DE PROPOSTA PARA 2004/2

Eduardo Augusto Bezerra

OBJETIVOS: O cumprimento da disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de:

1.   Entender alguns dos problemas associados aos diversos sistemas operacionais e linguagens de programação quando utilizados para controlar dispositivos periféricos a um computador pessoal.

2.   Especificar, projetar, validar e implementar device drivers para sistemas operacionais de forma a interfacear computadores à dispositivos externos conectados às suas portas de E/S.

3.   Especificar, projetar, validar e implementar módulos em software e em hardware (alta e baixa potência) para dispositivos externos (periféricos) de forma a possibilitar seu controle a partir de computadores pessoais.

4.   Entender os diversos meios de conexão disponíveis e também o estado da arte no interfaceamento de computadores pessoais à dispositivos externos, ou seja, investigação das interfaces física e lógica entre computadores pessoais e dispositivos periféricos  (portas de entrada e saída).

5.   Entender o funcionamento de dispositivos periféricos com e sem unidade de processamento (Software e hardware embarcados).

6.   Utilizar a web para interfacear computadores pessoais e periféricos (J2EE, PHP, ...).

7.   Entender os problemas relacionados a  domótica (casas “inteligentes”), estudo de caso para os experimentos da disciplina.

8.   Preparar eficientemente documentação/apresentações de projeto na forma de relatórios técnicos e/ou artigos científicos.