PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE INFORMÁTICA

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA I  -  TURMA 340

PROF. EDUARDO AUGUSTO BEZERRA       09/09/2002       PROVA P1

 

NOME DO ALUNO : _________________________________________________________

 

1. Uma empresa agro-pecuária necessita de um programa para calcular o lucro obtido na venda de seus animais. O lucro é calculado subtraindo o preço de venda dos gastos com o animal durante a vida do mesmo (lucro = preco_de_venda – gastos_com_animal). Na ficha de cadastro do animal constam as seguintes informações: código do animal, raça, ano de nascimento, gasto médio anual com medicamentos, gasto médio anual com mão-de-obra para manejo e gasto médio anual com alimentação. Escrever um programa completo em C ou linguagem algorítmica que possibilite aos usuários fornecer o preço de venda e os dados referentes a um animal (obtidos do cadastro), calcule e forneça o lucro obtido com a venda desse animal. O programa deverá imprimir como saída o código do animal, a raça, o valor da venda, e o lucro obtido. Notar que na ficha do animal não existe um valor para cada ano de vida, e sim informações sobre a média dos gastos em todos os anos da vida desse animal. Não esquecer de incluir os comentários e as definições de todas as variáveis e constantes utilizadas. (4,5 pontos)

 

2. Qual o valor das variáveis “idade”, “salario” e “peso” após a execução do programa abaixo. (2,0 pontos)

 

int main(){

   int i, idade, matricula;

   float peso, salario;

   char sexo;

  

   printf("Idade:");

   scanf("%d", &idade);

   printf("\nSalario:");

   scanf("%f", &salario);

   printf("\nEntre com o ultimo digito de sua matricula:");

   scanf("%d", &matricula);

   sexo = '1';

   idade = matricula + 10;

   peso = idade * 2.0;

   idade = 60 - idade;

   peso = idade * 2.0;

   salario = idade + peso;

   printf("\nIdade = %d", idade);

   printf("\nSalario = %f", salario);

   printf("\nPeso = %f", peso);

}

 

3. Escrever um programa em C que recebe como entradas a hora de início de um jogo e a hora de fim do jogo, calcule e forneça como saída o tempo de duração do jogo em minutos. Considerar que esse programa será utilizado apenas para jogos começando e encerrando no mesmo dia, e que todos os valores são do tipo inteiro. (3,5 pontos)

 

 

 

“A compreensão do enunciado faz parte da avaliação”

 

Boa prova!