PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE
DE INFORMÁTICA
DEPARTAMENTO
DE FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
PARA ENGENHARIA I - TURMA 340
PROF.
EDUARDO AUGUSTO BEZERRA
09/09/2002 PROVA P1
NOME
DO ALUNO : _________________________________________________________
1. Uma empresa agro-pecuária necessita de um programa
para calcular o lucro obtido na venda de seus animais. O lucro é calculado
subtraindo o preço de venda dos gastos com o animal durante a vida do mesmo (lucro
= preco_de_venda – gastos_com_animal). Na ficha de cadastro do animal constam
as seguintes informações: código do animal, raça, ano de nascimento, gasto
médio anual com medicamentos, gasto médio anual com mão-de-obra para manejo e
gasto médio anual com alimentação. Escrever um programa completo em C ou
linguagem algorítmica que possibilite aos usuários fornecer o preço de venda e
os dados referentes a um animal (obtidos do cadastro), calcule e forneça o
lucro obtido com a venda desse animal. O programa deverá imprimir como saída o
código do animal, a raça, o valor da venda, e o lucro obtido. Notar que na
ficha do animal não existe um valor para cada ano de vida, e sim informações
sobre a média dos gastos em todos os anos da vida desse animal. Não esquecer de
incluir os comentários e as definições de todas as variáveis e constantes
utilizadas. (4,5 pontos)
2. Qual o valor das variáveis “idade”, “salario” e
“peso” após a execução do programa abaixo. (2,0 pontos)
int
main(){
int i, idade, matricula;
float peso, salario;
char sexo;
printf("Idade:");
scanf("%d", &idade);
printf("\nSalario:");
scanf("%f", &salario);
printf("\nEntre com o ultimo digito de
sua matricula:");
scanf("%d", &matricula);
sexo = '1';
idade = matricula + 10;
peso = idade * 2.0;
idade = 60 - idade;
peso = idade * 2.0;
salario = idade + peso;
printf("\nIdade = %d", idade);
printf("\nSalario = %f",
salario);
printf("\nPeso = %f", peso);
}
3. Escrever um programa em C que recebe como entradas a
hora de início de um jogo e a hora de fim do jogo, calcule e forneça como saída
o tempo de duração do jogo em minutos. Considerar que esse programa será
utilizado apenas para jogos começando e encerrando no mesmo dia, e que todos os
valores são do tipo inteiro. (3,5
pontos)
Boa
prova!