Linguagem de Programação C++

Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia Elétrica, CTC

Prof. Eduardo Augusto Bezerra

"Esse material foi adaptado a partir de um website não identificado."


Estrutura de um programa em C++


// meu primeiro programa em C++

#include <iostream>
using namespace std;

int main ()
{
  cout << "Hello World!";
  return 0;
}
      

Hello World!



// meu primeiro programa em C++

Essa é uma linha de comentário. Não possue efeito algum sobre o comportamento do programa. Usado para incluir breves explicações a respeito do código.
#include <iostream>
Sentenças que iniciam com # são diretivas do preprocessador. Não são linhas de código executáveis, mas indicações para o compilador. Nesse caso, essa sentença diz ao preprocessador do compilador para incluir o arquivo de cabeçalho padrão iostream. Este arquivo específico inclui declarações básicas da biblioteca de E/S do C++. Uma desvantagem de utilizar esse comando está no fato que estará sendo incluído no espaço global do código não apenas o "cout", mas também todos os demais integrantes da biblioteca std, o que resulta em programas ocupando mais memória.
using namespace std;
Esse comando é utilizado de forma a evitar a indicação std:: antes de usar o comando cout. Um "namespace" possibilita o agrupamento de classes, objetos e funções globais utilizando um único nome. Nesse exemplo, se não for incluído o comando "using namespace std;", então será necessário utilizar std::cout << "Hello World!"; uma vez que o comando cout se encontra na biblioteca std.
int main ()
Essa linha corresponde ao início da declaração da função main. A função main é o ponto no qual todos os programas em C++ iniciam sua execução.
main é seguido de um par de parênteses ( ) por ser uma função. Em C++ todas as funções são seguidas de um par de parênteses que podem incluir argumentos entre eles. O conteúdo da função main está entre chaves ({}).
cout << "Hello World";
cout é a stream de saída padrão em C++ e a sentença insere uma seqüência de caracteres (nesse caso, "Hello World!") na tela que é o dispositivo default. Para enviar a string para um outro dispositivo de saída é necessário alterar a saída padrão. cout é declarado no arquivo de cabeçalho iostream.
A sentença termina com um ponto-e-vírgula (;), que significa o fim de uma instrução.
return 0;
A instrução return faz com que a função main termine e retorne o código seguido pela instrução, nesse caso, 0.

Comentários

// linha de comentário

/* bloco de
comentário */
/* Meu segundo 
programa em C++ */

#include <iostream>
using namespace std;

int main ()
{
  cout << "Hello World! ";     // diz Hello World!
  cout << "Estou programando em C++"; // diz Estou programando em C++
  return 0;
}
      

Hello World! Estou programando em C++